quinta-feira, 11 de abril de 2013

Turma, por motivos de saúde, não estou postando no blog. Em breve, novas postagens.
Beijo da Fran

sexta-feira, 29 de março de 2013

Frituras e Azeite de Oliva: Combinação Tóxica




Hoje fiz uma bobagem!!!! Mas foi por ignorância, não por cair em tentação.
Resolvi fritar os quibes de soja que comprei ontem no azeite de oliva. Fritei, coloquei um limãozinho, ficou bem gostoso. Só que, depois do jantar, passei mal, foi bem ruim. Consultei minha nutricionista por e-mail e ela me informou que NÃO se deve NUNCA FRITAR AZEITE DE OLIVA, pois se torna tóxico no nosso organismo. 
A partir de agora, só quibe assado.
Beijo da Fran

Linhaça





Nada com uma boa farinha de linhaça dourada ou mesmo as sementinhas para dar uma incrementada no iogurte. É uma delícia e uma escolha benéfica. Beijo da Fran




A linhaça é a semente do linho, uma planta fibrosa de onde se extrai material para a indústria de confecções, daí a origem do tecido linho, mas seus benefícios foram além das roupas e a linhaça acabou virando a queridinha das prateleiras das lojas de produtos naturais pelos benefícios que proporciona, e os benefícios não são poucos, veja:

Linhaça – Propriedades
A linhaça possui alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas entre elas a vitamina E, o ômega-3 e o ômega-6, a isoflavona e o fitoesteróide, mas é importante saber que apenas a linhaça dourada possui grandes doses desses nutrientes, tornando-se a mais indicada ao consumo.

Linhaça Dourada x Linhaça Marrom
A linhaça dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas, além de serem cultivadas sem agrotóxicos, já a linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco ômega-3 e é produzida sem muito rigor, o que a torna menos indicada.

Linhaça emagrece?
Se você quer saber se a linhaça emagrece, a resposta é sim, linhaça emagrece.
Por ser rica em fibras, a linhaça sacia a fome e estimula o intestino, ajudando a emagrecer e de quebra atua na regularização do intestino.

7 Benefícios da Linhaça Dourada
  1. A vitamina E presente na casca da linhaça dourada combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas;
  2. O ômega-3, ômega- 6, ômega-9 e as gorduras polinsaturadas presentes na linhaça dourada são poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL);
  3. A semente de linhaça possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa;
  4. A linhaça por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino;
  5. A semente de linhaça possui componentes anticancerígenos e antioxidantes;
  6. Por ser rica em fibras, a semente de linha é um poderoso desintoxicante;
  7. A linhaça dourada auxilia no combate a diabetes e a hipertensão.

 

Semente de linhaça x farinha de linhaça x óleo de linhaça

A linhaça pode ser encontrada e consumida de várias maneiras, mas as mais comuns são a semente de linhaça triturada, a farinha de linhaça e o óleo de linhaça. Os três possuem os mesmos benefícios e a única diferença é a maneira de consumi-los
A linhaça triturada é muito utilizada no preparo de bolos e biscoitos, pois seus pequenos pedaços deixam esses alimentos mais crocantes. A linhaça triturada também é ótimo acompanhamento aos cereais matinais.
A farinha de linhaça, muito utilizada por quem faz dieta tanto para emagrecer quanto para engordar, é a semente da linhaça moída até virar farinha e pode ser consumida misturada a bebidas como sucos e vitaminas.
O óleo de linhaça encontrado em cápsulas é uma alternativa àqueles que preferem uma solução rápida, prática e sem gosto, basta ingerir a cápsula de óleo de linhaça diariamente para obter os mesmos benefícios.

http://www.bemestaragora.com.br/linhaca/

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ovão de Soja!!!!




Páscoa de dieta, mas com chocolate, só que de soja. Sem lactose, sem glúten, sem sódio! Mas muito gostoso! Comprei da marca Choco Soy.


INGREDIENTES:
OVO: Açúcar orgânico, manteiga de cacau, massa de cacau, extrato de soja, sal refinado, emulsificantes: lecitina de soja e Poliricinoleato de Poliglicerila e aroma natural de baunilha. Não contém glúten. 

RECHEIO: 
CHO COSOY POPS: Açúcar orgânico, flocos de arroz (farinha de arroz, farinha de milho, açúcar, cacau, carbonato de cálcio e sal), manteiga de cacau, massa de cacau, extrato de soja, sal refinado, emulsificantes: lecitina de soja e poliricinoleato de poliglicerila e aroma natural de baunilha. Não contém glúten

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS:
Porção de 25g (1/8 de Ovo) - 
Valor energético 136 kcal: 571 Kj; 
Carboidratos 15g; 
Proteínas 1,3g; 
Gorduras Totais 8,1g; 
Gorduras Trans 0g; 
Cálcio 248mg; 
Fibra Alimentar 0,6g; 
Sódio 0mg

Arroz Sete Grãos



O arroz tem que ser integral? Mas que droga, aquilo não tem gosto de nada! M-E-N-T-I-R-A!!! Vocês precisam experimentar o arroz Sete Grãos da Tio João. Precisa colocar um pouco de sal, eu coloco também manjericão e uma pitada de orégano e fica uma delícia. É caro, cerca de R$ 7,00 por meio quilo. O que eu estou fazendo para economizar, que também aprendi com minha nutricionista, é eu mesma comprar os ingredientes separadamente e montar meu próprio arroz sete grãos. Baixo sódio, muita fibra!
Um abração da Fran




Ingredientes:
Arroz integral, lentilha, semente de girassol, arroz vermelho, linhaça, quinoa e gergelim. 

NÃO CONTÉM GLÚTEN

ItemQuantidade por porçãoVD*
Informação Nutricional Porção de 50g
Valor Energético188 kcal9
Carboidratos31g10
Proteínas5,7g8
Gorduras totais4,3g8
Gorduras saturadas***0
Gorduras Trans0g**
Fibra alimentar4,0g16
Sódio9,1mg0
Colesterol0mg0
Cobre0,34mg38
Manganês1,5mg66
Zinco0,70mg10
Magnésio78mg30
Fósforo157mg22
(*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.000 calorias ou 8.400 Kj. (** )Valor Não Estabelecido

Creme de Ricota



Descobri o creme de ricota num ato desesperado, pois tenho a impressão de que estou mastigando borracha quando como ricota fatiada. Bem gostoso, com baixa caloria e sódio! Estou usando a marca Santa Clara. Tudo de bom!
Um abraço da Fran

Filés de Atum



Uma boa pedida para quem não gosta de peixe, assim como eu, mas encara numa boa atum enlatado, tem os filés de atum da marca Gomes da Costa, com azeite de oliva, super saudável.







FILÉS DE ATUM

Os Filés de Atum Gomes da Costa são preparados com a parte mais nobre do atum e oferece uma qualidade Premium aos consumidores mais exigentes. São preparados com o puro azeite de oliva extra virgem Carbonell e pedaços íntegros de Atum.
Pode ser encontrado nas versões: Azeite de Oliva e Azeite de Oliva com Alho.
Indicação culinária: ideal para receitas diferenciadas, desde entradas e aperitivos até o prato principal.

http://www.gomesdacosta.com.br/site2011/pt/produtoInterno.php?categoria=2

Chá de Camomila



Quem nunca tomou um chazinho de camomila? Calmante, relaxante, tudo de bom. Também faz parte da minha dieta, normalmente tomo após o jantar. Ontem, quando tive uma tremenda dor de estômago, bastou tomar o chá que melhorei muito.
Segue a reportagem sobre este ótimo chá que encontrei:




"Hoje vamos conhecer os benefícios que podemos obter por meio do consumo de infusões de camomila, esta planta tão comum nas épocas mais calorosas que as que correm, é uma graça que você pode achar por vários lugares. É claro que em cidades populosas e cobertas de asfalto isto será mais difícil, mas uma linda volta pelo interior ou pelo campo lhe proporcionará uma linda vista delas e saberá por que ela forma parte do listado das plantas que curam.
Os benefícios do chá de camomila têm-se comprovado nas questões digestivas, que é o seu uso mais comum, mas ela também é usada em questões como a diabete. Hoje falaremos especificamente do seu chá e como aproveitá-lo na medicina natural.
Os benefícios do chá de camomila são vários, e trata-se de uma bebida muito consumida antes de dormir. A explicação disso radica nas propriedades sedativas desta planta medicinal. É especialmente efetiva para controlar os nervos, e seu uso em crianças é altamente eficiente, especialmente em crianças hiperativas que têm dificuldades na hora de controlar as suas emoções.
É conhecida a eficácia deste chá em casos de pessoas com problemas de articulação como o reumatismo, e alivia os sintomas da gripe ou outras doenças respiratórias como asma. Neste último caso é possível consumir o chá ou aplicar a planta em forma de vapor.


Se você está sofrendo de problemas como indigestão ou com o fígado, é bom beber um chá de camomila após as refeições para ter uma boa digestão.
Para preparar o chá de camomila tudo o que você terá que fazer é ferver um copo de água e colocar nele umas duas colherezinhas de flores de camomila, cubra e deixe pousar durante 10 minutos. Após isso você poderá ter a certeza de que estará bebendo todas as propriedades da camomila."

Retirado de: http://www.outramedicina.com/125/beneficios-do-cha-de-manzanilha

Chá de Hibiscus

Conheci o chá de hibiscus na minha dieta. Normalmente tomo uma xícara após o almoço. Uma delícia!





O chá de hibiscus, assim como o chá verde, tem propriedades medicinais, e com esse intuito tem sido cultivado no Brasil, através da iniciativa da bióloga Lúcia Helena, que se dedica a investigar substâncias fitoterápicas há pelo menos 20 anos. Seguindo esse percurso ela deparou com o cálice das flores de uma espécie conhecida como Hibiscus sabdariffa, que provém da Ásia, especialmente da Índia, e da África.
Hoje a cientista se empenha em elaborar o chá de hibiscus consumido no Brasil, o qual atua no aceleramento do metabolismo, além de impedir o aparecimento do diabetes de tipo 2, de reduzir a produção do colesterol, bem como de diminuir os níveis de lipídio e glicose na circulação sanguínea.
Além do mais esta substância atua como calmante, é diurético e laxante, superando os benefícios oferecidos pelo chá verde, pois tem um baixo teor de cafeína. No Ocidente ela só se tornou popular depois que os indianos passaram a enviá-la para os EUA, a Alemanha, Inglaterra e França.


Hibiscus sabdariffa

O cultivo do Hibiscus sabdariffa  exige uma atenção maior, mas o resultado final é plenamente satisfatório, com o desenvolvimento de uma pequena planta perfeitamente agradável à visão, detentora de flores e folhas de intenso valor medicinal. Seu cálice é o elemento mais valioso em termos de produção alimentar.
Portador de antocianina, que integra o grupo dos flavanóides, sendo assim similar ao vinho, com a vantagem de não possuir álcool em sua composição; e de mucilagem, pigmentos flavonóicos, acido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, como o sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol, ele traz vastos benefícios à saúde do organismo.
Este chá atua também como antioxidante, adia o envelhecimento da pele, além de ser abundante em cálcio. Ele também é utilizado na fabricação de produtos alimentares, como geléias, chutneys, coberturas, molhos de pimenta e temperos, podendo assim ser amplamente empregado para a confecção de pratos gastronômicos finos, como cogumelos shitake, salmão e queijo Brie, entre outros.
Só recentemente a produção do chá de hibiscus se nacionalizou, pois há dez anos ele era obtido apenas como um produto importado. A bióloga Lúcia Helena ganhou várias sementes de um agrônomo recém-chegado da Alemanha, e a partir de então se encantou com esta substância largamente utilizada entre egípcios, gregos, jamaicanos e espanhóis.
O hibiscus pode igualmente ser consumido na forma de suco, com uma colher de chá da flor mergulhada em um litro de água de um dia para o outro. Depois é só misturar no liquidificador com as frutas preferidas. Como chá basta colocar o produto em água quente e deixar ferver por três minutos. Ele pode ser consumido aquecido ou gelado, dependendo da temperatura ambiente e do gosto de cada um. Seu sabor é levemente azedo, ideal para os brasileiros.

Fontes:
http://www.phar-mecum.com.br/atual_jornal.cfm?jor_id=6148
http://www.flordoshibiscus.com.br/pt/
Retirado de: http://www.infoescola.com/medicina-alternativa/cha-de-hibiscus/

quarta-feira, 27 de março de 2013

Chia: além do emagrecimento



Esta sementinha milagrosa e gostosa, de origem peruana, também foi uma novidade para mim quando iniciei a dieta. Sua farinha fica uma delícia no iogurte. Espero que vocês gostem!








A semente andina de uso milenar caiu nas graças dos brasileiros por causa do efeito seca-barriga. Mas ela tem talento para muito, muito mais...

por Thaís Manarini e Dalena Theron | design Laura Salaberry



Quando desembarcou no Brasil, há pouco mais de um ano, a chia não demorou a entrar na lista de compras dos interessados em perder peso. Nada mais compreensível. Como uma de suas principais características é virar uma espécie de gel ao entrar em contato com a água, ela dá uma baita saciedade, evitando ataques desenfreados de gula ao longo do dia. Só que os benefícios do pequeno grão - consumido por civilizações pré-colombianas há milhares de anos - não ficam restritos ao emagrecimento. Pelo menos é o que a ciência tem revelado.


Em estudo recente da Universidade de Queensland, na Austrália, a semente mostra por que merece aplausos em outros âmbitos. Em um primeiro momento, ratos foram alimentados com bastante gordura e carboidrato. Depois, os cientistas acrescentaram chia na dieta deles durante oito semanas. Ao final da intervenção, ficou claro que a inclusão da semente melhorou a sensibilidade dos bichos à insulina. "Isso significa que o hormônio foi mais eficiente na hora de encaminhar a glicose aos tecidos, processo necessário para a geração de energia", explica Lindsay Brown, uma das autoras da investigação. No caso dos portadores de diabete, que ralam para manter o açúcar que passeia pelo sangue em níveis adequados, o efeito é pra lá de bem-vindo, já que representa um maior controle da doença.


O resultado também deve ser encarado com empolgação por pessoas com sobrepeso. É que a maioria já apresenta resistência à ação da insulina. "Daí sobem os riscos de diabete e complicações cardiovasculares", conta a nutricionista Carolina Chica, da Unidade de Doenças Cardiovasculares da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Tem mais: na pesquisa, a chia livrou o fígado de adiposidade. "Esse quadro, conhecido como esteatose hepática, pode culminar em danos permanentes no órgão", informa a nutricionista chilena.


A enxurrada de benefícios parece ter um denominador comum, que atende pelo nome de ácido alfalinolênico - ou ALA, para simplificar. Trata-se de uma fração do ômega-3, gordura poli-insaturada encontrada aos montes na chia. Seu trunfo: combater a inflamação detectada no corpo devido à obesidade e que prejudica órgãos como coração, fígado, cérebro... "Acontece que esse ácido graxo ajuda a reduzir a produção de uma enzima chamada SCD1. Quando isso ocorre, há menor liberação de substâncias inflamatórias no organismo", esclarece a nutricionista Sandra Soares Melo, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina.


Gordura na cintura? Perigo!

O peso excedente, vale ressaltar, é um dos principais culpados pela síndrome metabólica, que contribui para piripaques cardiovasculares, a exemplo de infarto e derrame. "A tal síndrome é diagnosticada quando o paciente apresenta concentração de gordura abdominal e pelo menos mais dois fatores de risco, como glicose e triglicérides elevados, entre outros", descreve a endocrinologista Cíntia Cercato, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em São Paulo. Ainda bem que a semente de chia, com seu ácido graxo anti-inflamatório, protege contra todo esse chabu.

A comprovação vem da Universidade Nacional Autônoma do México. Inicialmente, os cientistas pediram a voluntários com aquele combo de problemas que deixassem de consumir 500 calorias no seu dia a dia. Duas semanas depois, dividiram o pessoal em duas turmas. Enquanto uma ingeriu uma bebida à base de proteína de soja, aveia e chia, a outra recebeu uma mistura inócua. Em dois meses, todo mundo apareceu no laboratório com a barriga mais enxuta. Mas só o grupo que tomou o líquido com a semente viu fatores intimamente associados ao mal perderem força. "O mais interessante é que as duas turmas emagreceram igualmente, o que nos leva a concluir que a bebida foi, de fato, a grande responsável pela melhora da síndrome", reflete Cíntia.

Aproveitando que o assunto aqui gira em torno do coração, não dá para esquecer que o ômega-3 da chia ainda favorece a redução da pressão arterial. "Na prática, ele diminui a formação de tromboxano, uma molécula que estimula o aperto dos vasos. Por outro lado, aumenta a síntese de prostaciclinas, que são vasodilatadoras", ensina a nutricionista Anna Carolina Di Creddo Alves, do Instituto do Coração, na capital paulista. Sem falar que esse tipo gorduroso evita a oxidação do colesterol LDL, processo que o torna um verdadeiro vilão para o peito - afinal, é nesse formato que a molécula propicia o desenvolvimento de placas nas artérias.

Não vá pensando que a semente é indicada só para quem está com a saúde desajustada. Lá atrás, quando maias e astecas se deliciavam com o alimento, a intenção era aperfeiçoar a resistência física. Hoje, estudiosos da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, sabem que a estratégia funciona. Por um período, antes de provas longas, eles deram isotônico a seis atletas amadores. Depois, os voluntários tomaram uma mistura desse líquido com uma bebida à base de chia. Após cada intervenção, os rapazes correram por uma hora na esteira e mais 10 quilômetros em uma trilha. Acabada o suadeira, a surpresa: "Concluímos que o ômega-3 do grão melhora o rendimento dos atletas na mesma medida que o carboidrato do isotônico", revela Travis Illian, autor do projeto.

Para o cientista, a principal vantagem da descoberta é oferecer aos esportistas um substituto à altura para os tradicionais isotônicos, cheios de açúcar. Mas, se você não pretende participar de uma maratona, uma boa pedida é usar a farinha ou grão de chia duas horas depois dos exercícios. Assim, dá para aproveitar as fibras solúveis que a semente esbanja. "Essas substâncias retêm água, o que prolonga a hidratação e a presença de minerais no organismo", explica a nutricionista Paula Crook, da PB Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

Foi justamente nessas versões, ou seja, semente e farinha, que a nutricionista Sandra Soares Melo, da Univali, levou o alimento andino para o laboratório. O objetivo era comparar a ação de ambas as variedades em temperatura ambiente e aquecidas. "Vimos que, por causa das fibras, todos os tratamentos estimularam o trânsito intestinal nos animais analisados", conta.

Contudo, quando a pesquisadora e seus alunos avaliaram o estresse oxidativo - fator relacionado a doenças como diabete e câncer -, ficou evidente que ele só foi amenizado quando as cobaias ingeriram o farelo que não passou pelo fogo. "Ele não apresenta gordura como a semente. E a substância é a principal a sofrer oxidação. Esse processo também é facilitado quando a temperatura está elevada", justifica Sandra. Logo, se a ideia é barrar o estresse oxidativo, já sabe: a farinha ao natural é a melhor opção.

Agora, se estiver de olho em uma ação mais global a favor do funcionamento do corpo, as sementes saem na frente. Basta consumir duas colheres de sopa todos os dias. Só duas mesmo. "Como a chia tem muitas fibras, pode dificultar a absorção de alguns minerais, além de desregular o intestino se não houver consumo adequado de água", frisa o nutricionista José Aroldo, diretor da Nutmed, no Rio de Janeiro. Seguindo essa recomendação, certamente você terá tantos motivos quanto as civilizações antigas para idolatrar a semente de chia.

Se a intenção é perder peso...

Seu principal objetivo com a chia é mesmo afinar a cintura? Então faça o seguinte: deixe a semente na água por pelo menos 40 minutos. Quando a mistura se transformar em um gel, adicione suco de uva sem açúcar para obter uma espécie de sagu. "Consuma no café da manhã ou no lanche do final da tarde. Dessa maneira, você evita abusos nas principais refeições do dia", aconselha a nutricionista funcional Vanderlí Marchiori, de São Paulo.

Raio x da chia em 100 gramas

Energia 371 cal
Proteínas 21 g
Carboidratos 42 g
Gorduras totais 31 g
Gorduras poli-insaturadas 25 g
Fibras totais 41 g
Cálcio 556 mg
Potássio 666 mg
Fósforo 750 mg
Magnésio 326 mg
Ferro 6 mg


http://saude.abril.com.br/edicoes/0359/nutricao/chia-alem-emagrecimento-726737.shtml?origem=hotlinks

TAHINE, a Pasta de Gergelim






Pasta de gergelim ajuda a emagrecer? Sim! Principalmente se você consumi-la no café da manhã. “Basta uma colher de sobremesa da pasta feita com essa semente em uma fatia de pão integral”, sugere a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE! Na  culinária árabe, essa delícia é conhecida com tahine.
Mas por que o gergelim auxilia na perda de peso? É que ele tem dois nutrientes poderosos que combatem a gordura corporal: o cálcio e o ômega-3.
Muitos estudos têm demonstrado que o cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos (as células de gordura), mas também breca a absorção da gordura. Ou seja, se faltar  o mineral no corpo, sobrarão barriga e pneuzinhos.
E o ômega-3? Esse ácido graxo ajuda a reduzir processos inflamatórios. O que isso tem a ver com diminuição das gordurinhas? É simples: quando um micro-organismo entra no corpo, há o acúmulo de gordura como um mecanismo de defesa. Claro, ele precisa estocar energia para conseguir dar cabo do visitante indesejado. No entanto, se o organismo está bem abastecido de ômega-3, o risco de uma inflamação é bem pequeno. Consequentemente, não será necessário armazenar gordura.
Que tal incluir o gergelim no seu cardápio?

(Com reportagem de Thais Cavalheiro para a revista SAÚDE!)

Disponível em : http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/tag/tahine/



A Pré-Dieta: Coma SEMPRE pela manhã!

Na primeira consulta com a nutricionista, ela me disse algo que já escuto há anos, porém nunca tive vontade nem coragem de fazer: precisava tomar café da manhã.
Devo ter feito uma careta legal, pois ela imediatamente me olhou e disse: PRECISA. 
Desde sempre eu NUNCA comi nadinha ao acordar, por vários motivos diferentes, e um deles é pelo fato de que sempre acordo meio enjoada e mal consigo tomar água, imagina comer! 
Pois é. Não havia jeito: precisava de carboidratos e proteínas de manhã para aguentar até o fim do dia sem estar acabada. Confesso que era mais fácil me imaginar grávida de sêxtuplos do que comer de manhã cedo, e o pior: acordar MAIS CEDO para preparar tudo e  comer sem perder o horário do ônibus.
MEDO! Teria mesmo que mudar meus hábitos.
Como nesta primeira consulta a nutricionista não me prescreveu nada, apenas tomar café da manhã, fiquei perdidaça, então pedi mais orientações.
Pois bem: um sanduíche de pão integral com ricota, alface, tomate e  TAHINE! TAHINE???? Que raios é isso?? Para quem não sabe, assim como eu nem imaginava a existência deste produto, é uma pasta de gergelim que substitui a margarina, a manteiga, maionese, requeijão... super saudável! Mas MEDO de comer isso! 
Mas comi!!! Odiei da primeira vez, mas resolvi insistir! Tem gosto de manteiga de amendoim, meio amarguinho. Acabei me acostumando, e agora sinto falta se não como no meu sandubinha matinal.
Ah! lembram daquele meu probleminha de sair mais cedo da cama? Resolvi também: preparo meu sanduíche antes de dormir, embalo e no outro dia não preciso me preocupar com isso! Resolvido!
E, pasmem, funciona! Esta pequena mudança na minha rotina alimentar, sem controlar praticamente nada nas outras refeições, fez uma baita diferença no meu dia. Tive mais gás, mais disposição para encarar as tarefas do dia.
Então, meu conselho para vocês: Comam sempre pela manhã!

O Início

Hoje resolvi iniciar este blog. 
Por sugestão de uma colega, comecei a pensar no assunto, mas não achei que acabaria fazendo. Mas aqui estou. Afinal, não achei que faria muitas coisas na minha vida e, felizmente, estava errada.
Iniciei uma dieta de desintoxicação no dia 19 de março de 2013, prescrita por minha nutricionista M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, a qual citarei o nome quando conseguir sua autorização. 
Para que vocês entendam, tenho 35 anos e estou bem acima do meu peso ideal. Segundo a nutricionista, obesidade nível 2, o que não é pouco. Tanto não é, que tive alguns problemas de pressão alta e, para mim, o pior deles, os FURÚNCULOS, doloridíssimos, que saíram pelo meu abdômen várias vezes em 2012 e início deste ano. Meu cardiologista pediu vários exames, tudo dentro dos limites, nada alterado. Parece ok, certo? Errado! Tudo dentro dos limites para eu não ter um AVC, diabetes ou um infarto, mas não para o resto do meu organismo, que, como uma bomba-relógio, foi se intoxicando com meu hoje arqui-inimigo, o SÓDIO.
Quase caí dura quando a nutricionista me disse que provavelmente eu estava com uma inflamação no fígado e rins devido à ingestão contínua da maravilhosa Coca-Cola, do café, do chocolatinho que eu comia todos os dias para aliviar as tensões. A tal inflamação, originária do sódio, seria a causa dos meu furúnculos, que nenhum médico conseguia descobrir de onde vinham.
Confesso que nunca fiquei tão chocada. Pela primeira vez tive uma dimensão palpável do que estava fazendo comigo mesma.
Não saí a mesma daquele consultório, e nem mesmo saí com a dieta, pois a nutricionista ainda queria ver alguns outros dos meus exames.
Mas me propus. Pela primeira vez em muitos anos, me propus a ser carinhosa comigo novamente e limpar meu corpo.
E é isso que estou fazendo. No decorrer das postagens, tentarei contar a vocês todos o que anda acontecendo comigo, e, acreditem em mim, em uma semana muita coisa já mudou. 
Um abraço da Fran